Shampoo: Qual é a história dele?

Categorias Dicas
historia-shampoo-menina

Publicado por Nádia Armelin

Entrar hoje numa perfumaria, farmácia ou mesmo uma loja online, nos dá uma impressão que as prateleiras sempre foram cheias de opções para os mais variados momentos do nosso cabelo. Porém, a história, como em qualquer outra invenção humana, não é bem assim.

Quem já leu meu primeiro texto no blog sabe: cabelo é uma das minhas paixões preferidas. Por isso, esses dias, tive a curiosidade de pesquisar a origem do shampoo.

A História do shampoo

Parece incerto, mas ao que tudo indica o shampoo surgiu em meados do século XVII. Naquela época, ele tinha apenas a função de higienizar os cabelos. Um tempo depois, o mesmo tornou-se um negócio quando na Inglaterra o shampoo foi usado em banhos terapêuticos.  Nesses banhos, massagens eram feitas nos fios e couros cabeludos das pessoas, limpando e dando brilho aos cabelos dos clientes.

Depois de algum tempo, a moda do shampoo chegou aos Estados Unidos. Lá foram desenvolvidas formulações que além da propriedade detergente, responsável pela limpeza, garantiam a espumação no momento da lavagem, melhorando assim, a experiência do consumidor.

Ao longo de todos esses anos a ciência do cabelo tem evoluído exponencialmente. Da mera função de higienizar, os produtos para cabelos foram sendo complementados com uma enormidade de formas e funções. Isso permitiu que existissem as mais diversas transformações que vemos e vimos na nossa história.

historia-shampoo-menina

“Todas nós compartilhávamos da mesma sensação de querer estar bem consigo mesma”

Como boa observadora e questionadora da vida, observo os hábitos e rotinas das pessoas desde de pequena.

Minha mãe, que tinha um cabelo brilhante e volumoso, graças ao permanente da década de 80, passou a lutar contra seus ralos fios opacos. Minha avó, que nunca foi adepta a coloração, tinha um cabelo de algodão doce, branquinho.

Já eu, tinha tanto cabelo que quando pegava piolho no colégio era um sufoco em casa. Saudades dessa época em que o rabo de cavalo era tão grosso que o elástico estourava. Mas mesmo com nossas diferenças, todas nós compartilhávamos da mesma sensação de querer estar bem consigo mesma, e o cabelo era grande parte disso.

A rotina dos cuidados com o cabelo faz parte das nossas vidas. Ter produtos que, com tecnologia empregada, ajudam as pessoas a ter uma jornada mais agradável e resultados além dos esperados me pareceu uma boa missão para investir meu precioso tempo.

Assim termino mais uma conversa, cheia de energia para continuar pensando e observando rotinas a fim de poder desenvolver soluções que tornem nossa vida mais leve!

Descubra mais curiosidades incríveis em Máscara: Qual a importância desse tratamento? 

Conheça o produto ideal para seu cabelo no Site da Yenzah

Compartilhe com seus amigos
CEO da Yenzah, Engenheira Química, filha da Solange Armelin que também tem alopecia androgenética que possivelmente teve o gene passado pela mãe, vovó Tita. Curiosa por natureza e amante da pesquisa, me dedico no momento a estudar o cabelo principalmente da mulher. Juntei a paixão ao trabalho. Na Yenzah acreditamos que beleza é deixar um legado positivo para o mundo. Cá estou eu tentando deixar meu legado para que mais mulheres tenham cabelos bonitos, bem tratados e sejam felizes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *